Posts

Showing posts from August, 2023

União precoce e resistência escolar das raparigas no distrito de Quelimane

Rubrica Jornalismo Cidadão  União precoce e resistência escolar das raparigas no distrito de Quelimane As uniões prematuras representativas de um dos principais problemas sociais em África Austral que, pelas suas consequências em cadeia: gravidez precoce, desnutrição crônica, abandono escolar, tornam-se uma barreira ao desenvolvimento socioeconômico. No caso de Moçambique, o problema afecta cerca de metade das raparigas com menos de 18 anos, o que faz do país um dos cinco mais afectados a nível da Comunidade dos Países da África Austral (SADC) Mais conhecido como “casamento prematuro”, a união prematura é a concluída de duas pessoas, com a finalidade de constituir família, sendo ambas ou uma delas menor de 18 anos. O MINEDH defende que as uniões prematuras tenham um grande impacto na educação, tendo dois efeitos diretos na educação: o primeiro é o abandono escolar e, o segundo, o fraco desempenho das raparigas nas escolas.

União precoce e resistência escolar das raparigas nas escolas na cidade de Quelimane

União precoce e resistência escolar das raparigas nas escolas na cidade de Quelimane Segundo Thomas Selemane, (2019) As uniões prematuras específicas um dos principais problemas sociais na África Austral que, pelas suas consequências em cadeia: gravidez precoce,  desnutrição crônica, abandono escolar, tornam-se uma barreira ao desenvolvimento  socioeconômico. No caso de Moçambique, o problema afecta cerca de metade das raparigas com  menos de 18 anos, o que faz do país um dos cinco mais afectados a nível da  Comunidade dos Países da África Austral (SADC). O casamento prematuro é a união de  duas pessoas, com a finalidade de constituir família, sendo ambas ou uma delas  menor de 18 anos. (MINEDH, 2018) defendem que as uniões prematuras têm um grande impacto na educação, tendo dois efeitos diretos na educação: o primeiro é o  abandono escolar e, o segundo, o fraco desempenho escolar da rapariga.

Queda frequente da ponte de travessia chuabo dembe-Inhangome

Relatório Jornalismo Cidadão  Tema: Queda frequente da ponte de travessia chuabo dembe-Inhangome As vias de acesso são indispensáveis ​​para a transitabilidade da população e dos seus bens de um local para o outro. Porém é necessário que as mesmas proporcionem condições e segurança para a população que se faz nelas. A ponte de madeira que liga o bairro de Chuabo dembe e Inhangome não se nota isso e tem deixado os moradores preocupados, visto que seu estado é precário e nota-se espaçamento entre as ripas de madeira que já provocaram vários acidentes e tem colocado em risco a vida da população que tem passado por lá. No atual ano é já a segunda vez que a população com o seu esforço reconstruiu a ponte devido às quedas frequentes da mesma, porque é a única via alternativa que liga esses dois pontos. Contudo, as autoridades locais não dão respostas satisfatórias à população de lá.

Fecalismo a Céu aberto

Rubrica Jornalismo Cidadão   Tema: Fecalismo a Céu aberto O fecalismo a céu aberto é uma realidade vivida pelos munícipes da cidade de Quelimane em vários potes desta cidade (zonas de mangal). Essa dura e triste realidade, trouxe diferentes pontos de vista, dividindo assim as opiniões entre aqueles que vêem isso como algo normal e os repudiam esse tipo de ato. Alguns populares alegam que há falta de sanitários públicos para esse fim e outros não têm nenhuma explicação, apenas o fazem. Porém eles não estão cientes de que não somente prejudicam a eles mesmos, mas têm prejudicado também o meio ambiente.

Quem sou

Image
  Olá, chamo-me Ludónia Verde Leão, tenho 21 anos de idade, sou natural de Quelimane, província da Zambézia, e frequento o 4° nível do curso de Química Marinha na Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras. Após a finalização do meu curso, desejo-me itegrar na área de conservação do meio ambiente, pois o ambiente é importante para a saúde e bem estar do homem.